segunda-feira, 21 de novembro de 2011

As redes sociais e o emprego

Redes Sociais e o emprego
by @andrepereira147, 20/11/2011

Se você ainda não está nas mídias sociais, é melhor rever os seus conceitos!
Nos Estados Unidos, milhares de pessoas conseguiram seu atual emprego via redes sociais.

As redes sociais são um fenômeno mundial, centenas de milhares de pessoas estão conectadas e trocando informações a todo tempo sobre todas os assuntos.
Muitas pessoas estão nas redes sociais porque os amigos estão, outros acreditam que estar conectado dá um certo status e também existem aqueles que estão lá sem motivo algum. Recentemente, porém, muitos tem percebido o valor que as redes sociais podem agregar ao seu negócio e especialmente para sua carreira.
Segundo pesquisa divulgada pela web.Jobvite.com houve, nos Estados Unidos, um crescimento de 53% no número de pessoas que conseguiram seu emprego atual através das redes sociais neste ano de 2011, o que representa aproximadamente 7,7 milhões de pessoas. Até 2010 mais de 15 milhões de pessoas já haviam encontrado emprego através dos relacionamentos online.
Essa pesquisa só prova aquilo que temos visto ultimamente até mesmo nas mídias tradicionais, aumentando a cobertura de temas relacionados as redes sociais. Eu arriscaria dizer que a empresa ou profissional que ficar fora das redes sociais começam a traçar um comportamento de declínio profissional caso não revisem seus conceitos rapidamente.
As mais importantes redes sociais crescem a uma velocidade fascinante, e com elas vem as oportunidades.
Algumas profissões estão em alta e diretamente ligadas a essas ferramentas, como por exemplo Analista de redes sociais pode ter um salário de até R$ 12.000 dependendo da empresa e da localização geográfica (veja no site Gestor de Marketing http://bit.ly/prInHv  ), porém, as oportunidades não estão limitadas ao mundo da tecnologia e muito menos abandonam o mundo da economia tradicional.
Entre as redes sociais criadas especificamente para relacionamento profissional está o LinkedIn, uma rede aberta onde qualquer um pode se conectar e cadastrar seu curriculum, porém, para ter sucesso isso não é tudo. O usuário do LinkedIn tem enormes oportunidades de construir conexões com pessoas que o inflenciam, conexões por área de interesse, postar comentários, pedir indicações, criar comunidades e muito mais.
Segundo a pesquisa da Jovite, também comentada no site IDCNOW, entre todos os que conseguiram seu emprego através da mídia social, 10,2 milhões deles foram conseguidos através do LinkedIn.
O fato que surpreende nessa pesquisa é que 18,4 milhões conseguiram seus empregos através do facebook. Neste cenário surge a pergunta se o facebook não está mais efetivo que o LinkedIn, ou até mesmo se o facebook não passou a ser um concorrente direto do LinkedIn. Eu sinceramente diria que não.
Cada uma das duas redes sociais tem o seu espaço e credito esse resultado ao facebook pelo número de conexões ser ainda maior do que no LinkedIn.
Apesar do resultado expressivo do facebook, eu afirmo categoricamente a importância de estar conectado ao menos nas principais redes sociais, e ambas estão entre elas, porém, é muito importante ter conciencia de que o LinkedIn é uma rede segmentada especialmente para profissionais, o facebook é algo menos formal e mais genérico.
Uma rede social que não pode ficar de fora dessa análise é o twitter. O número do twitter foi menor que o LinkedIn, porém, também extremamente relevante, 8 milhões de pessoas conseguiram seus empregos atráves do twitter.

“A Jobvite descobriu que os candidatos que tem maior presença nas redes sociais – chamados de "Super Sociais" –  tiveram um melhor desempenho para conseguir referências. Por exemplo, 16% dos concorrentes para uma vaga disse que havia recebido uma indicação de trabalho de sua rede de contatos no Facebook, contra 25% dos "Super Sociais". O mesmo aconteceu no caso do LinkedIn (9% dos usuários regulares em contraste com os 48% obtido pelos "Super Sociais" receberam indicações) e no Twitter (6% versus 32%)” .Fonte: IDGNOW.COM

Isso mostra que as redes sociais são fascinantes e trazem consigo grandes oportunidates de empregos e monetização online.
Para ver o relatório completo acesse: http://mwne.ws/vckOUW  (em inglês)

Um comentário:

  1. Pois é. Hoje em dia quem esta fora das redes sociais, definitivamente deveria rever seus conceitos. Há algum tempo os argumentos se baseavam na possível falta de privacidade, mas vale lembrar que postamos o que queremos, e atualmente ainda conseguimos ganhar algo com o que postamos. Muito bom artigo André.

    ResponderExcluir