
Não é novidade para ninguém que muitos artistas, independentes ou não, estão utilizando-se das mídias sociais como estratégia para divulgação de seus trabalhos. Eles não estão errados!
O velho e bom rádio continua sendo um dos mais eficientes promotores de musicas no nosso tempo. A TV vende o artista, o modelo, o personagem, o estético, a performance artística do ponto de vista “presencial”. Olhando assim, ambos se complementam; o rádio fortalecendo o conteúdo artístico e a TV replicando este conteúdo e integrando-o ao estético.
Quando olhamos para as mídias sociais, há uma penetração impressionante em todas as camadas sociais e com alcance tão impactante que algumas redes passam a se destacar nesse papel, em especial por aproximar os artistas de seus fãs. Além disso, as redes sociais têm o poder de unir todas as possibilidades, desde um simples comentário ou indicação até o post de um vídeo.
O público que mais tem aproveitado essa mídia, porém de maneira ainda tímida e pouco eficiente, é o público gospel, público este, que começa ganhar cada vez mais espaço nas mídias tradicionais, prova disso foi o Festival Promessas, exibido pela TV Globo no último domingo, dia 18/12.
O portal Gospel Music Café (www.gospelmusiccafe.com.br), pioneiro em internet com foco em música gospel no Brasil, surgiu em 1999 quando a internet ainda dava seus primeiros passos no Brasil com banda larga limitada, comenta Samuel Dias, diretor do portal.
“Mesmo sendo pioneiro neste segmento, não podemos nos dar ao luxo de ficarmos fora das redes sociais. Hoje não há como falar em música sem considerar o poder das mídias sociais e o alcance desse fenômeno da comunicação”
O portal Gospel Music Café está presente em várias redes sociais e também firmou parceria com a empresa Brand Mídia (www.brandmidia.com), agência de monitoramento e gestão de redes sociais, e começa a oferecer serviços na área de mídias digitais.
A analista de mídias sociais da Brand Mídia, Mirian Balduco, disse que hoje há uma infinidade de oportunidades nas mídias sociais, desde a utilização das ferramentas para simples comentários até aplicativos de músicas e jogos, além de possibilidades de social commerce (loja online) na fan page (comunidade do artista) do facebook, integrados ao twitter, dentre outras inúmeras oportunidades. Sobre isso ela comenta:
“É importante analisar com critério a aplicação e utilização das mídias sociais, porém, se utilizada devidamente, é uma arma fortíssima, além de um veículo com baixo custo de publicidade comparado as mídias tradicionais”
No mundo, a artista que melhor tem utilizado essas ferramentas é a inglesa Adele, que inclusive emplacou uma música na novela Fina Estampa da TV Globo. A britânica foi eleita artista do ano no iTunes e ajudou, junto com a banda Coldplay a bater Record de venda de músicas digitais.
Adele vendeu mais de 11 milhões de cópias do album 21. Estima-se que aproximadamente 3 milhões na esfera digital. Só na Europa, mais de 1 milhão via iTunes.
Veja abaixo os números da música digital no mundo:
Isso tudo mostra o crescimento da música no mundo digital, e agora, com as redes sociais, a presença do artista passa a ser ainda mais fundamental pela proximidade com seus fãs e até mesmo divulgação dos trabalhos.
A indústria da música com certeza já está se moldando a esse novo modelo e acompanhando com carinho e cuidado o que rola nas redes sociais, portanto, se você pretende utilizar as redes sociais para mostrar seu trabalho, vai aí um conselho de Samuel Dias;
“É super importante estar presente nas redes sociais, mas estar conectado não basta, é também muito importante ter conteúdo”.
Para Mauricio Soares, diretor da Sony Music Gospel e editor do blog Observatório Cristão (http://www.observatoriocristao.com/), a chegada do iTunes ao Brasil é algo importante que de maneira nenhuma coloca em crise o mercado fonográfico;
"...o mercado digital já chegou! E agora as gravadoras e artistas independentes deverão, literalmente, correr atrás para garantir seus lugares neste ‘trem’. Vale ainda ressaltar que a chegada do mercado digital não significa o fim do mercado físico, muito pelo contrário, o que se percebe em muitos países é um crescimento na venda de CDs físicos. Mesmo no Brasil, açoitado pela pirataria física e digital, chegaremos ao fim de 2011 registrando mais um ano consecutivo de crescimento na venda de CDs físicos." (fonte: www.observatoriocristao.com - Acabou a brincadeira! O negócio agora é sério.)
Portanto, se você é musico, pense em uma estratégia, analise com carinho como você tem utilizado as redes sociais e coloque sua mente e mãos a obra! Existem centenas de milhares de pessoas que podem ser alcançadas pelo seu conteúdo! Boa sorte!
"...o mercado digital já chegou! E agora as gravadoras e artistas independentes deverão, literalmente, correr atrás para garantir seus lugares neste ‘trem’. Vale ainda ressaltar que a chegada do mercado digital não significa o fim do mercado físico, muito pelo contrário, o que se percebe em muitos países é um crescimento na venda de CDs físicos. Mesmo no Brasil, açoitado pela pirataria física e digital, chegaremos ao fim de 2011 registrando mais um ano consecutivo de crescimento na venda de CDs físicos." (fonte: www.observatoriocristao.com - Acabou a brincadeira! O negócio agora é sério.)
Portanto, se você é musico, pense em uma estratégia, analise com carinho como você tem utilizado as redes sociais e coloque sua mente e mãos a obra! Existem centenas de milhares de pessoas que podem ser alcançadas pelo seu conteúdo! Boa sorte!
Muito bom! André, tenho acompanhado seus posts... espero que blog com mais frequencia. Abraços.
ResponderExcluirOlá André...
ResponderExcluirParabéns pelo artigo, muito bom. Espero que os artistas da musica gospel realmente comecem a olhar com mais profissionalismo para isso,hoje tratam tudo com muito amadorismo.