segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

HP disponibiliza biblioteca digital de Paul McCartney para os fãs

Um projeto da empresa HP (Hewlett Packard) tornou possível aos fãs de Paul McCartney o acesso ao acervo pessoal do artista, que inclui desde fotos, letras, musica, coleções pessoais até peças publicitárias e muito mais.
O trabalho desenvolvido pela HP e pela MPL Communications, empresa de Paul McCartney, tornou possível uma biblioteca digital baseada em nuvem (Cloud computing) que armazena mais de um milhão de itens do artista em mais de cinqüenta anos.
O novo portal tem o objetivo de que a experiência do fã seja totalmente envolvente e coloque o internauta de fato em contato com a obra o beatle. Um exemplo é que, se o fã pesquisar por determinando álbum encontrará muito mais do que as conhecidas músicas, terá acesso a informações extras, comentários, fotos, vídeos e etc.

Frases de McCartney sobre o projeto;

A ideia é intrigar as pessoas e trazê-las ao nosso mundo com novos fatos, novas fotos, notícias sobre o que está acontecendo e o que já aconteceu, momentos dos bastidores e todas as outras coisas que podemos oferecer e que ninguém mais pode”.
 O site agora tem a biblioteca digital da minha vida, e trará constantemente novos conteúdos da minha coleção pessoal para que haja sempre uma nova experiência aos visitantes”.
Com apenas um clique os usuário podem criar listas e ouvir musicas através da ferramenta de reprodução de musica digital The Jokebox. Os fãs também podem acessar todas as informações relacionadas a canção e/ou álbum que estão ouvindo.
Compartilhe este artigo com link encurtado: http://bit.ly/xwyPbb

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Social Commerce: A sua loja no Facebook

Algumas pessoas tem me perguntado o que é o tão comentado Social Commerce.
Social commerce é o comércio feito através de recomendações de amigos utilizando as redes sociais.


Vamos falar então do f-Commerce, que é nada mais, nada menos, que uma loja virtual no Facebook.
Essa modalidade é uma tendência e é necessário ficar atento. Ainda não há nenhuma referencia para este tipo de comércio, quero dizer, alguém que domine as estratégias e saiba tudo sobre o f-Commerce, todos estão aprendendo na prática, por isso a necessidade de pesquisar.
Vamos falar então do f-Commerce, que é nada mais, nada menos, que uma loja virtual no Facebook.


Essa modalidade é uma tendência e é necessário ficar atento. Ainda não há nenhuma referencia para este tipo de comércio, quero dizer, alguém que domine as estratégias e saiba tudo sobre o f-Commerce, todos estão aprendendo na prática, por isso a necessidade de pesquisar.

Muitas empresas já estão aproveitando essa onda. O Facebook está na moda, então é melhor aproveitar essa onda e surfar nela.
Para montar uma loja virtual no facebook não é muito complicado e você duas opções;

a)      Desenvolver seu próprio aplicativo: Neste caso será necessário conhecer de programação. Ao mesmo tempo que essa opção te dará vantagens competitivas, ela elevará o seu custo de manutenção uma vez que o Facebook está em constante alteração e há necessidade de acompanhar essas mudanças para que seu aplicativo não fique desfasado.

b)      Utilizar aplicativos prontos: Nesse caso, os aplicativos são constantemente atualizados a medida que existem alterações no Facebook e a única preocupação que você tem é pagar uma taxa de manutenção. Existem também aplicativos gratuitos, um deles,  chamado Kauplus, não cobra taxa de instalação, criação, manutenção ou comissão. Utilizando o Kauplus, o único custo que o usuário teria seria a taxa para operacionalização do pagamento, que depende da opção utilizada, e o custo de postagem dos produtos.

Veja este video de 1:57 min sobre Social Commerce!



Porque utilizar o f-Commerce?
Uma das vantagens é que é algo extremamente friendly e uma plataforma onde os consumidores já estão conectados. Optando pelo aplicativo Kauplus não há necessidade de se pagar um designer ou nem um domínio para sua loja virtual.


Cuidado! O Facebook não gerencia a sua loja...
O Facebook oferece a você as ferramentas para ter uma loja virtual mas a gestão dela quem faz é você, por isso, calculadora na mão e faça as contas, o importante no final do dia é que seu negócio seja financeiramente sustentável, ou seja, que dê lucro!


Nota: O Kauplus e LikeStore são aplicativos utilizados apenas como exemplos neste artigo. O autor não se compromete a indicá-los nem se responsabiliza por quaisquer problemas derivados da utilização destes aplicativos.


Compartilhe este artigo com link encurtado: http://bit.ly/tioN43

domingo, 22 de janeiro de 2012

O risco de ignorar o mundo digital

Como vocês todos sabem, o digital entrou de vez nas nossas vidas, mas ainda existem pessoas e empresas dispostas a ignorar este fenômeno.

Esta semana surgiu a notícia de mais uma empresa gigante que começou a ruir ao ignorar a era digital, a Kodak, que pediu concordata nos Estados Unidos.
Para quem imagina que a Kodak é só mais uma empresa a ruir após ignorar o mercado no mundo digital, se engana. A Kodak foi a pioneira nas pesquisas e invenções de fotografia digital.
Em 1975 a Kodak inventou a primeira câmera digital, mas como o aparelho era muito grande, decidiu não lançar no mercado e mesmo patenteando o produto em 1976, o projeto ficou arquivado até 2001 quando a empresa admitiu que já tinha a tecnologia desde os anos 70.


As gravadoras também tiveram enormes problemas e tiveram que se readaptar ao mercado digital depois que o Napster (Software para downloads gratuitos de musicas na internet) surgiu. A gravadora chegou a processar usuários, mas não houve como parar o movimento digital, o que fez com que a Apple arrebatasse a quase totalidade desse mercado.
Isso tudo você já sabia, então vamos ao ponto em que eu quero chegar:
Centenas de milhares de pessoas e empresas caminham para o mundo digital a cada dia e isso é muito bom. Então qual o problema?

O problema é que ignorar a era digital não é apenas ficar fora dela, ignorar a era digital é também fazer parte dela como se isso fosse apenas uma brincadeira.
Muitas empresas estão entregando suas estratégias digitais, redes sociais, páginas de internet, seu marketing digital a curiosos e aventureiros que dizem ser especialistas no assunto, mas nada sabem a respeito. Isso é muito perigoso.

Trazendo essa reflexão para área em que atuo, as redes sociais, posso exemplificar melhor.
Esses dias em uma reunião com o diretor de uma empresa de porte médio, perguntei a ele quem cuidava das redes sociais da empresa, e a resposta foi; o sobrinho da dona!
Não sei porque não me surpreendi com a resposta...
Claro que não há nada de errado do sobrinho da dona cuidar das redes sociais da empresa, desde que ele esteja preparado para fazer isso, o que definitivamente não era o caso.
Existem milhares de exemplos de “micos” feitos por empresas e pessoas nas mídias sociais e na internet - qualquer dia ainda escrevo sobre isso – e isso tem que servir de exemplo.
Se as grandes gravadoras e até a Kodak tiveram grandes problemas ao ignorar a era digital, porque você e sua empresa não correriam o mesmo risco?
Além disso, olhando para o mercado como um todo, como os consumidores de hoje e do futuro se comunicam, o que eles procuram, que ferramentas utilizam? Difícil não pensar em algo digital não é verdade?
Pare e pense, não se aventure, profissionalize-se e boa sorte.

Compartilhe esse artigo com o link encurtado: http://bit.ly/tioN43
 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Multas Sociais – Uma rede social de utilidade pública!

Nós, os cidadãos civilizados, sempre nos revoltamos no trânsito com aqueles que não respeitam as leis e colocam a vida de outros em risco. É verdade também que nos revoltamos quando vemos que estão tirando vantagem sobre a gente. Isso realmente me irrita!

Uma ótima iniciativa, criada por brasileiros, nos dá a opção de aplicar multas sociais a esses apressadinhos mal educados e sem consciência.
Para mim, o site Multas Sociais é uma rede social de conscientização.
O “penalizado” não paga valores monetários pela multa, mas se vê exposto para o mundo inteiro na internet como um “mal educado” no transito.
Você pode denunciar (multar, postar, publicar) qualquer infração de transito. No site você encontra desde carros parando na faixa de pedestres até carros oficiais cometendo infrações graves.
Importante: Esse site não tem nenhuma ligação com departamentos oficiais do governo!

O interessante sistema simples e fácil de publicar suas multas, até mesmo de maneira anônima.
Basta acessar o site Multas Sociais e clicar em “multar” para fazer uma denuncia, que é um post normal.
Ao clicar em “multar” o internauta é redirecionado para uma nova página para postar os detalhes da infração. É possível digitar dados como endereço, placa do veículo, data/horário e descrição da ocorrência, foto, vídeo.
Clicando em “aplicar multa” sua denuncia será publicada no Multas Sociais e ficará exibida na home do site. Você ainda pode ler todos as multas sociais e ainda assim clicar no botão “Eu multo”, que é mais ou menos o mesmo conceito do botão “curtir” do Facebook

Até hoje, o mais multado foi uma caminhonete que transporta passageiros pelo lado de fora, com mais de 4.290 multas!
Eu realmente acredito nessa modalidade de multa, e explico por que;
Infelizmente, estamos inseridos em uma cultura onde o dinheiro compra tudo. Mesmo o cidadão infrator, quando este tem condições financeiras, paga fiança, paga multa, transfere seus pontos para outra pessoa e até mesmo continua dirigindo com a habilitação apreendida sem a sensação de punição. Nós, os cidadãos civilizados, é que ficamos com a sensação de impunidade.

O vídeo abaixo exemplifica o que acabo de comentar:

O interessante é que esses caras que acreditam que o dinheiro compram tudo, posam de “cidadãos corretos” na sociedade, de inocente diante da justiça, de exemplos diante de suas famílias.
Uma vez que eles estiverem expostos na internet, muita máscara pode cair, e é aí que eu acredito nessa modalidade de multa. Fotografe, poste, denuncie... Precisamos criar consciência nos nossos motoristas, em especial nos nossos jovens, para que esses ensinem seus filhos e assim por diante.
Quem sabe se vendo expostos como “mal educados”, eles não pensem duas vezes antes de cometerem infrações de trânsito e colocar a vida dos outros em risco.
Use você também essa ferramenta! Denuncie!

Compartilhe este texto com URL encurtada: http://bit.ly/zKCx55


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Regras para 2012: PPEMP

Tudo que escrevo aqui você já sabe, só precisa refrescar a memória e colocar em prática.
Boa leitura!


Todo ano começa com uma promessa, seja relacionado a saúde com promessas de emagrecimento, seja relacionado a finanças com promessas de controlar os gastos, ou até com outras das mais variadas promessas e sonhos.
Eu mesmo já prometi coisas no início de 2011 e ao final do ano e não tinha sequer começado a fazê-las.

Bom, algumas das metas que alcancei foram atingidas com muita disciplina, por isso quero compartilhar cinco passos para traçar e alcançar uma meta, seja ela qual for.

PARE

O primeiro passo é PARAR!
Quando você para, você olha para dentro de si mesmo e analisa as coisas sob o ponto de vista real. Se você analisa as coisas na correria do dia a dia você tem grandes chances de se equivocar na análise que irá fazer.
PARE e pense sobre suas metas e veja o que realmente é alcançável. Não adianta colocar metas inatingíveis ou muito difíceis, seja honesto com você mesmo.
Em resumo, coloque no papel o que você quer para sua vida em 2012!

PLANEJE

O segundo passo é PLANEJAR as ações para alcançar seus objetivos. Quando você planeja você coloca no papel passos importantes, metas e datas para atingir seus objetivos. Dividir suas metas em algumas partes é uma dica bem legal. Por exemplo, se você quer perder 12 Kg no ano, você pode traçar a seguinte meta: 3 Kg a cada três meses.
Na etapa do planejamento você avalia como você irá alcançar suas metas. Nesta fase você determina os passos, periodicidade das suas ações e ferramentas utilizadas para isso.
Em resumo, coloque no papel como irá alcançar suas metas em 2012!



EXECUTE

Executar seu plano é o terceiro passo.
Muita gente é ótima em planejar, mas nada de executar seu plano, isso significa fracasso.
Execute. Uma vez que você tenha suas metas, execute, mesmo que parcialmente, o importante é começar.
Um alto executivo da HP diz a seguinte frase “Planning without execution is hallucination”, que em português seria algo como “planejamento sem execução é alucinação”.
Ele está certíssimo, de que adianta planejar e não executar.
Amigos, mãos a obra!
Em resumo, faça aquilo que você colocou no papel acontecer, nem que seja parcialmente.


MONITORE


MONITORAR é um dos principais passos, porém, o mais esquecido por todos.
Muita gente começa a fazer algo e não faz um acompanhamento daquilo que está fazendo, e ao final, vem à decepção por não atingir a meta.
Monitorar uma atividade é essencial para que você tenha visibilidade de como as coisas estão andando e assim, se necessário, fazer ajustes que o levem a alcançar a sua meta.

Eu sempre fui um aluno aplicado, embora não fosse bitolado, e traçava metas para minhas notas. No início do ano eu me aplicava muito para todas as disciplinas, porém, com o passar dos meses, eu identificava quais matérias eu tinha mais dificuldades. Assim, para as matérias que eu tinha mais dificuldade eu estudava um pouco mais do que aquelas que eu tinha mais facilidade, isso me ajudava a manter a média que eu havia traçado como objetivo acadêmico.
O mesmo serve para emagrecer, para guardar dinheiro, para fazer uma aplicação, para aprender um idioma, para treinar para um esporte e etc.
Em resumo, faça um acompanhamento de como você está executando suas atividades.

PERSISTA

O último passo é PERSISTIR, jamais desistir!
Quem desiste aceita a derrota! Seguir em frente mesmo quando as coisas não estão indo bem é algo que você precisa aprender a fazer. Obviamente que o bom senso vai te indicar se a sua persistência está virando algo pouco inteligente, porém, na maioria das vezes, persistir (se estiver seguro de estar fazendo a coisa correta) é o que faz a diferença entre o vencedor e os outros.
Quando eu entrei na universidade eu não tinha condições financeiras de me manter, meus pais também não podiam me ajudar. Bom, na época eu ganhava aproximadamente R$ 280,00 por mês e a faculdade custava R$ 380,00. Eu poderia desistir porque não poderia pagar a faculdade, mas tomei uma decisão;

Aos finais de semana comecei a carpir para juntar um dinheirinho, trabalhar de servente de pedreiro, e meu pai pagava o ônibus para eu ir da cidade de Mogi - Mirim até Campinas para estudar. Por causa da faculdade consegui um estágio e vi minha vida ir mudando aos poucos, para melhor. E se eu tivesse desistido?
Pois é amigos, persistir quando sabe-se que está correto é o que realmente faz a diferença!
Em resumo, jamais desista de buscar seu objetivo e seu sonho, mesmo que as barreiras pareçam gigantes!



Compartilhe este texto com link encurtado: http://bit.ly/rRwePv