quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Multas Sociais – Uma rede social de utilidade pública!

Nós, os cidadãos civilizados, sempre nos revoltamos no trânsito com aqueles que não respeitam as leis e colocam a vida de outros em risco. É verdade também que nos revoltamos quando vemos que estão tirando vantagem sobre a gente. Isso realmente me irrita!

Uma ótima iniciativa, criada por brasileiros, nos dá a opção de aplicar multas sociais a esses apressadinhos mal educados e sem consciência.
Para mim, o site Multas Sociais é uma rede social de conscientização.
O “penalizado” não paga valores monetários pela multa, mas se vê exposto para o mundo inteiro na internet como um “mal educado” no transito.
Você pode denunciar (multar, postar, publicar) qualquer infração de transito. No site você encontra desde carros parando na faixa de pedestres até carros oficiais cometendo infrações graves.
Importante: Esse site não tem nenhuma ligação com departamentos oficiais do governo!

O interessante sistema simples e fácil de publicar suas multas, até mesmo de maneira anônima.
Basta acessar o site Multas Sociais e clicar em “multar” para fazer uma denuncia, que é um post normal.
Ao clicar em “multar” o internauta é redirecionado para uma nova página para postar os detalhes da infração. É possível digitar dados como endereço, placa do veículo, data/horário e descrição da ocorrência, foto, vídeo.
Clicando em “aplicar multa” sua denuncia será publicada no Multas Sociais e ficará exibida na home do site. Você ainda pode ler todos as multas sociais e ainda assim clicar no botão “Eu multo”, que é mais ou menos o mesmo conceito do botão “curtir” do Facebook

Até hoje, o mais multado foi uma caminhonete que transporta passageiros pelo lado de fora, com mais de 4.290 multas!
Eu realmente acredito nessa modalidade de multa, e explico por que;
Infelizmente, estamos inseridos em uma cultura onde o dinheiro compra tudo. Mesmo o cidadão infrator, quando este tem condições financeiras, paga fiança, paga multa, transfere seus pontos para outra pessoa e até mesmo continua dirigindo com a habilitação apreendida sem a sensação de punição. Nós, os cidadãos civilizados, é que ficamos com a sensação de impunidade.

O vídeo abaixo exemplifica o que acabo de comentar:

O interessante é que esses caras que acreditam que o dinheiro compram tudo, posam de “cidadãos corretos” na sociedade, de inocente diante da justiça, de exemplos diante de suas famílias.
Uma vez que eles estiverem expostos na internet, muita máscara pode cair, e é aí que eu acredito nessa modalidade de multa. Fotografe, poste, denuncie... Precisamos criar consciência nos nossos motoristas, em especial nos nossos jovens, para que esses ensinem seus filhos e assim por diante.
Quem sabe se vendo expostos como “mal educados”, eles não pensem duas vezes antes de cometerem infrações de trânsito e colocar a vida dos outros em risco.
Use você também essa ferramenta! Denuncie!

Compartilhe este texto com URL encurtada: http://bit.ly/zKCx55


Nenhum comentário:

Postar um comentário