Como vocês todos sabem, o digital entrou de vez nas nossas vidas, mas ainda existem pessoas e empresas dispostas a ignorar este fenômeno.
Esta semana surgiu a notícia de mais uma empresa gigante que começou a ruir ao ignorar a era digital, a Kodak, que pediu concordata nos Estados Unidos.
Para quem imagina que a Kodak é só mais uma empresa a ruir após ignorar o mercado no mundo digital, se engana. A Kodak foi a pioneira nas pesquisas e invenções de fotografia digital.
Em 1975 a Kodak inventou a primeira câmera digital, mas como o aparelho era muito grande, decidiu não lançar no mercado e mesmo patenteando o produto em 1976, o projeto ficou arquivado até 2001 quando a empresa admitiu que já tinha a tecnologia desde os anos 70.
As gravadoras também tiveram enormes problemas e tiveram que se readaptar ao mercado digital depois que o Napster (Software para downloads gratuitos de musicas na internet) surgiu. A gravadora chegou a processar usuários, mas não houve como parar o movimento digital, o que fez com que a Apple arrebatasse a quase totalidade desse mercado.
Isso tudo você já sabia, então vamos ao ponto em que eu quero chegar:
Centenas de milhares de pessoas e empresas caminham para o mundo digital a cada dia e isso é muito bom. Então qual o problema?
O problema é que ignorar a era digital não é apenas ficar fora dela, ignorar a era digital é também fazer parte dela como se isso fosse apenas uma brincadeira.
Muitas empresas estão entregando suas estratégias digitais, redes sociais, páginas de internet, seu marketing digital a curiosos e aventureiros que dizem ser especialistas no assunto, mas nada sabem a respeito. Isso é muito perigoso.
Trazendo essa reflexão para área em que atuo, as redes sociais, posso exemplificar melhor.
Esses dias em uma reunião com o diretor de uma empresa de porte médio, perguntei a ele quem cuidava das redes sociais da empresa, e a resposta foi; o sobrinho da dona!
Não sei porque não me surpreendi com a resposta...
Claro que não há nada de errado do sobrinho da dona cuidar das redes sociais da empresa, desde que ele esteja preparado para fazer isso, o que definitivamente não era o caso.
Existem milhares de exemplos de “micos” feitos por empresas e pessoas nas mídias sociais e na internet - qualquer dia ainda escrevo sobre isso – e isso tem que servir de exemplo.
Se as grandes gravadoras e até a Kodak tiveram grandes problemas ao ignorar a era digital, porque você e sua empresa não correriam o mesmo risco?
Além disso, olhando para o mercado como um todo, como os consumidores de hoje e do futuro se comunicam, o que eles procuram, que ferramentas utilizam? Difícil não pensar em algo digital não é verdade?
Pare e pense, não se aventure, profissionalize-se e boa sorte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário