terça-feira, 17 de abril de 2012

Apps do Facebook: Tudo em troca de seus dados

Você já reparou que os aplicativos do Facebook são algo que seus amigos enviam e sugerem, mas na verdade você faz uma troca para baixá-los ou instalá-los?

Sempre que chega um aplicativo de um joguinho, do meu calendário entre outros, você deve ficar atento ao tipo de dado que o aplicativo te pede, e ainda mais, o que está escrito nos termos e condições quando você clica no famoso quadrinho AUTORIZO ou, nos casos mais sutis, o OK.
Veja que não estou falando de vírus e nem de SPAM, estou falando apenas de privacidade.

Mas afinal, o que há de errado com esses aplicativos?
Com os aplicativos não há nada de errado, o que há de errado é o que você dá em troca destes aplicativos que são denominados gratuitos.

Toda vez que você instala um desses aplicativos ele te pede o teu email, o teu usuário e ainda tem uma frase assim; Autorizo o aplicativo X a ter acesso a TODAS as minhas informações de perfil.
Você, como a maioria das pessoas, clica em “autorizo” ou “ok” sem sequer ler o que está escrito. PRONTO! Você deu ao detentor do aplicativo direito de saber tudo sobre você e também dos seus amigos, pois é, também dos seus amigos.
Aí você me diz, mas se não fosse público, eu não deixaria no facebook. Tudo bem, tudo bem... mas tem uma outra frase mágica, com letras pequenas que estão lá, e diz o seguinte:
Autorizo o aplicativo X a postar em meu nome, mesmo quando eu estiver offline.  E agora?

Pois é amigos, prestem muita atenção quando forem baixar os aplicativos. Você é suficientemente inteligente para decidir se vale ou não a pena fornecer seus dados, mas leia atentamente antes de aceitar.
Essa dica de ler antes de dar o OK ou o AUTORIZAR nos aplicativos, também serve para aquele contrato que assinamos sem ler. Sabe aquele contrato chato do banco que todo mundo quer terminar super-rápido? Então, é o mesmo sintoma. #ficaadica

Compartilhe este post com link encurtado: http://bit.ly/I3cZIx

Nenhum comentário:

Postar um comentário