Ainda existem empresários e diretores que desconfiam do poder das redes sociais.
Os executivos fãs de números, em especial do Retorno sobre os Investimentos (ROI) são os primeiros a criticar a utilização das redes sociais como parte estratégica de seus negócios sob o argumento de que não é possível mensurar o retorno gerado.
Concordo que ainda não há consenso sobre como medir os resultados obtidos com as mídias sociais, no entanto, não podemos negar que este resultado existe.
As redes sociais devem ser parte estratégica de qualquer empresa, seja apenas para estar em contato com seus clientes e parceiros ou até mesmo para atuar mais ativamente com ações promocionais e estratégias específicas de vendas e etc.
Hoje há a necessidade de monitorar tudo o que se fala sobre as marcas, produtos. É necessário monitorar o comportamento dos consumidores.
Mais do que um canal de comunicação, as redes sociais são ferramentas de relacionamento onde o consumidor não tem medo nem receio de falar exatamente o que ele pensa ou procura.
Se eu sei exatamente o que meu consumidor pensa e procura, terei maiores condições de oferecer a ele produtos que irão satisfazer suas necessidades e desejos e assim fideliza-lo e transforma-lo num embaixador da minha marca.
Com o advento das mídias sociais, cessou-se o movimento “um fala, todos ouvem”. As mídias de comunicação em massa, como por exemplo a televisão, continua exercendo um papel importantíssimo na decisão de compra e comportamento dos consumidores, porém, seu poder de convencimento caiu muito em comparação as redes sociais.
Segundo a Statistic Wiki, mais de 67% dos consumidores online gastam mais em determinadas lojas ou com determinadas marcas após receberem recomendações de amigos. Uma ação da Pampers no facebook vendeu um milhão de fraudas em apenas uma hora. Para cada post no facebook, a Spinback aumentou sua receita em média, 210 dólares.
Conhecemos casos de pessoas que perderam o emprego, deixaram de vender, perderam grandes clientes por desconsiderarem a importância das redes sociais. Também existem casos de sucesso como os citados pela Statistic Wiki.
Este pequeno post prova então que as redes sociais devem sim ser parte integrante da estratégia de qualquer empresa, seja ela uma empresa de pequeno, médio ou grande porte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário