Hoje eu não compro da mesma maneira que meu avô comprava, e acredito que você também não.
Primeiro, porque eu não consigo imaginar um senhorzinho de 85 anos com os olhos arregalados na frente do computador durante horas, olhando milhares de produtos, com milhares de preços e milhares de recomendações ao mesmo tempo que ouve musica no iTunes, fala no MSN, responde email, curte uma página no facebook e retuita a mensagem de um amigo... ufa!!!
Muito tempo atrás, como as pessoas compravam?
Primeiro viam uma propaganda na televisão, iam até as ruas ver o que as pessoas estavam usando, procuravam ouvir opinião dos amigos sobre determinados produtos, compravam em maior quantidade para obter algum desconto, esperava um amigo comprar algo para depois dizer o que achou do produto, andava de loja em loja perguntando o preço das coisas, etc. Bom, isso levaria, mais ou menos, uma semana para acontecer essa série de eventos.
Isso é o que chamamos de compras OFFLINE. É a compra que não envolve meios eletrônicos que influenciam ou não na decisão de compra do consumidor final.
Essa é a maneira que as pessoas compravam antes do surgimento da internet. Essa é a compra tradicional, a maneira mais conhecida e praticada ao se fazer compras.
Claro, para seguir todo esse processo de compra envolvia muita coisa, dinheiro e risco.
Todo esse processo de tomada de decisão para comprar algum produto envolvia obter e buscar informações, tomando o seu tempo e o tempo de outras pessoas, depois envolvia uma pesquisa em lojas, também dispondo de tempo, gastando dinheiro para ir até as lojas, correndo risco no trânsito e etc. Por mais simples que pareça, tente imaginar cada passo ou ação tomada pelo vovozinho ...
Isso tudo é o método tradicional, isso é a compra OFFLINE.
Agora vamos imaginar a maneira como você ou alguém ligado em internet compra.
Hoje em dia, vê o que as pessoas estão curtindo no Facebook ou falando das mídias sociais, olha as avaliações dos produtos na internet, tira dúvidas com os consultores online, utilizam site de compra coletiva para obter descontos, recebem indicação de produtos por emails, utilizam site de comparação de preços e ainda podem ver a famosa frase: “Quem comprou este produto, também comprou...”. Tudo isso em alguns minutos apenas. Isso é compra ONLINE.
Veja que na compra online, além de economizar muito tempo, ainda se minimiza riscos físicos. Claro, ainda existem novos riscos inerentes as transações eletrônicas, mas este não é o foco de nossa discussão no momento.
Outro dia fiz compra de alimentos pela internet, chegou tudo certinho e fresquinho...
Agora que está claro a diferença entre compra OFFLINE e ONLINE você consegue imaginar o quanto a tecnologia nos ajuda no dia a dia?
O modelo OFFLINE jamais irá se acabar, mas com certeza, o ONLINE está num crescimento fantástico e com ele milhares de oportunidades.
Arregace as mangas, pesquise seu interesse e busque seu espaço, o mundo ONLINE está esperando por você!
Compartilhe este artigo com link encurtado: http://bit.ly/y4fBvd
Nenhum comentário:
Postar um comentário