O que vale mais para você, ter 10 pessoas entrando na sua loja e perguntando preço ou apenas uma pessoa entrando, comprando e falando bem do seu produto?
Eficiência no Facebook é exatamente isso.
Quando se fala em facebook para empresas, o famoso “curtir” não é suficiente, é necessário que os fãs estejam engajados, que falem bem da empresa, que compartilhem, que indiquem, que comentem e que envolvam outras pessoas neste ciclo virtuoso.
O Social commerce (veja a matéria sobre o que é social commerce) está presente no Orkut, no Twitter, no Youtube etc, mas foi no Facebook que as empresas estão melhores posicionadas do ponto de vista de estratégia de marketing.
A rede que ultrapassou os 845 milhões de usuários em 2011 é também a rede social que melhor se adaptou a gestão de marcas das empresas.
Feito essas considerações, é necessário que a empresa envolva o usuário além da fan Page, de tal forma a curtir a página no facebook e também compartilhar com seus amigos, falar da empresa, do produto, de sua experiência com a empresa. Esse envolvimento acabou virando uma métrica muito importante nas redes sociais chamada de “engajamento”.
O Engajamento é também uma métrica utilizada no twitter, que basicamente mede o quanto sua mensagem é compartilhada com os outros usuários através de retwites. Isso mostra que os usuários acharam sua mensagem importante ou interessante o suficiente para compartilhar com seus seguidores.
Bom, se esse engajamento é fundamental para que uma marca tenha eficiênica no Facebook, a pergunta que emerge como ponto central é: Como engajar meus usuários?
A resposta é simples: CONTEÚDO
Claro, o template chama a atenção, as imagens chama a atenção do usuário, o título de uma mensagem chama atenção e irá fazer o usuário clicar na sua mensagem e curtir a sua página, mas o que realmente irá fidelizar o seu usuário, fazer com que ele retorne a sua página e compartilhe com seus amigos é o conteúdo.
Se você utiliza seu Facebook como fonte de informações, dê aos usuários o que eles querem; informação de valor. O que é informação de valor? É tudo aquilo que seu público está interessado e que os outros não estejam falando com propriedade.
Se você é uma empresa de esportes e começa a falar de política não relacionada a esportes, provavelmente não atrairá interessados no esporte.
Olhe o seu core business (seu negócio, sua principal fonte de renda), olhe seu segmento, esteja antenado, converse com seus seguidores, responda as perguntas, poste ao menos duas vezes ao dia. Interaja. Internet é interação, redes sociais é relacionamento, virtual mas não deixa de ser RELACIONAMENTO.
Se o seu facebook é utilizado como loja de Social Commerce, faça promoções interessantes, seja criativo.
Por falar em relacionamento, você sente prazer em fica perto de pessoas que não tem conteúdo? Que falam sempre de si mesmo, as mesmas coisas, as mesmas piadas sem graça, que nada acrescentam a sua vida e ainda por cima não são nem um pouco interessante?
Então, o facebook tem que ser a virtualização de uma pessoa, de uma marca, tem que ter uma identidade, caso contrário, não será interessante para ninguém!
Seja o seu facebook um perfil (pessoal) ou uma fan Page (empresarial), a regra é interagir, ser sociável, gerar conteúdo, relacionar-se, ser você mesmo, ter uma identidade. Isso tudo dá a você ou sua marca uma presença real, mesmo que no mundo virtual.
Compartilhe esta mensagem com link encurtado: http://bit.ly/AmW4Ve
Isso mesmo André!
ResponderExcluirHoje trabalho com e-commerce, o mercado tem se expandido de uma maneira incrível.
Pra quem ainda não conhece o e-commerce vale a pena conferir.
Este é meu site: http://consultoriabrito.g3w.com.br
Nele comercializo sites e lojas virtuais a um preço extremamente baixo em relação a outros serviços do mesmo tipo.
Quem quiser tirar dúvidas e quiser entrar no negócio é só enviar e-mail ou mandar mensagem no facebook.
Abraços André!!!
Obrigado pelo comentário Tadeu, parabéns e sucesso no seu novo negócio!
ResponderExcluir