Vem aí a Internet 0800, acesso gratuito a banda larga para interação na rede mundial de computadores.
Essa é a nova idéia do governo federal que começa a rodar um piloto a partir do mês de março.
Esse serviço funciona exatamente como é o canal 0800, ou seja, quem paga ligação é quem recebe a ligação e não que a efetua.
A Internet 0800 é a mesma coisa: O acesso a internet será gratuito ao usuário final, porém, a conta irá para a empresa, pessoa ou instituição que mantém aquele site.
Conforme informado pelo site gazetaonline “Lojas, órgãos do governo, bancos e operadoras de telefonia e energia vão disponibilizar na web um serviço de atendimento gratuito semelhante ao oferecido por telefone.” Já com relação ao público a ser atendido, a reportagem afirma que “A navegação visa a atender famílias de baixa renda e pessoas que utilizam internet com limitação de tráfego de dados”
Os serviços disponíveis para esse tipo de usuário será para pagamento de contas, acesso a sites do governo, bancos, em síntese acesso ao eCommerce e eGovernment (Comércio Eletrônico e Governo Eletrônico). Obviamente que tudo ainda em fase de testes, mas isso pode ir se adaptando a realidade e as necessidades da população.
Veja abaixo uma representação da proposta do governo federal (fonte: gazetaonline).
Para diferenciar as conexões, o governo estuda um possível domínio de 0800.com.br para empresas privadas e 0800.gov.br para órgãos públicos.
Ainda não se sabe ao certo como será o controle de todo esse processo, porém, sabe-se que isso ajudará e muito na inclusão digital.
Para se ter uma idéia de como somos poucos desenvolvidos no que diz respeito a acessibilidade digital, segundo Cristina de Luca, em entrevista dada a CBN na noite da última segunda feira, dia 13/02, cerca de 58% da população brasileira não possui acesso a internet. Já o professor de eCommerce da escola Internet Innovation, Rodrigo Roda, em uma de suas aulas do curso comentou que o maior meio de acesso a internet no Brasil ainda é a através das Lan House. Essa ação do governo pode e vai (se implementada com sucesso) melhorar esses números.
Quando olhamos para inclusão digital como uma política pública de desenvolvimento humano, o Estado de São Paulo saiu na frente e já tem internet grátis para mais de 600 municípios, veja a lista no site SampaLivre, onde você encontra a cidade, o número da internet discada, o formulário de usuário para cadastro e todas as demais informações necessárias...
Ainda precisamos incluir as pessoas no mundo digital e isso inclui dar acesso a ferramenta, mas principalmente ensinar a utilizar a ferramenta. O capital investido nesse tipo de serviço com certeza irá diminuir as filas em várias instituições públicas e dará maior autonomia para o usuário ao reclamar ou pesquisar sobre determinado assunto.
Posso afirmar que ainda é pouco, mas sem dúvida já é um bom começo.
Compartilhe este artigo com link encurtado: http://bit.ly/xVZeFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário