terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Monitoramento de Redes Sociais no futebol

Não é novidade para ninguém que as mídias sociais vêm ganhando espaço e usuários no mundo digital.
As empresas preocupadas com sua reputação digital vêm buscando cada vez mais agências especializadas nesse tipo de gestão online, além disso, buscando alavancar potenciais consumidores através do que chamamos de marketing indireto.
Apesar de ser algo novo, as métricas de redes sociais se analisadas corretamente, podem ajudar a posicionar ou revisar a estratégia da marca online e corrigir possíveis equívocos.
Hoje, o monitoramento de mídias sociais é mais utilizado para fazer o que chamamos de proteção de marca ou gestão de crises na internet.
Suponha que alguém teve um problema com sua empresa e esse alguém postou em seu twitter e Facebook que a sua empresa “não cumpre o que promete”. O Analista de mídia social rapidamente identifica esse usuário, faz contato, tenta entender o problema e o encaminha para que o problema seja resolvido.
Uma pessoa que poderia ser um destruidor da sua marca, ao ter um problema resolvido passa a ser um embaixador da sua marca. Esse é o modelo mais procurado pelas empresas, monitoramento de mídias sociais para proteger a reputação da marca no meio digital.
Agora, esse tipo de serviço atinge também o futebol.
O Sport Clube Corinthians Paulista foi o primeiro clube grande a contratar uma agência para fazer o monitoramento, mas ao contrário da empresa, não irá monitorar o que falam sobre a empresa/clube Corinthians, mas sim, o que falam sobre seus jogadores.
O primeiro jogador foi o atacante Adriano. Durante um determinado tempo a agência monitora tudo o que se fala de Adriano nas mídias sociais e com isso identifica o sentimento da torcido a respeito desse jogador, as possível “escorregadas” que venha a dar, ou até mesmo algum ato considerado inadequado pelo clube.
A agência encarregada do monitoramento fará isso com todos os jogadores e até sobre determinados assuntos específicos relacionados ao clube.
Acho que os outros clubes também poderiam seguir esse modelo e implementar monitoramento de mídias sociais, assim, poderão estar mais próximos de seus torcedores, identificar a real percepção dos torcedores  que não estão ligados a torcidas uniformizadas, ou seja, conseguir fazer uma métrica menos impactada por segmentos diretamente interessadas nos resultados das próprias métricas e assim tomar decisões que possam beneficiar o clube.
Obviamente tudo deve ser utilizado com bom senso e moderação, inclusive a própria moderação.
Contribuiu: Alpoim Correa.

Compartilhe este artigo com link encourtado: http://bit.ly/wl3Qgx

Nenhum comentário:

Postar um comentário