Você pode perguntar o que uma coisa tem a ver com a outra, ou seja, onde redes sociais e voluntariado se interligam. A resposta deve ser dada por você mesmo, e eu explico o motivo...
Hoje são criados milhares de conteúdos na internet e publicado nos sites, blogs, nas redes sociais, nas comunidades de interesse comum e etc. É fato que os usuários das redes sociais são os responsáveis pela criação do conteúdo que nela estão expostos, mas mais do que isso, são os responsáveis por viralizar aquilo que faz sucesso na web.
Os jovens brasileiros são os que mais tempo ficam na internet e somando a quantidade de usuários das redes sociais no Brasil, supera-se o restante da America Latina juntos.
O povo brasileiro, em especial os jovens, e tido como um dos povos mais criativos do mundo.
Diante desse cenário de sucesso total das redes sociais e da virtualização dos relacionamentos a pergunta que emerge é: E o relacionamento social com os demais cidadãos?
Com absoluta certeza não sou contra tecnologia, é dela que vem o meu sustento, e inclusive ela é também a causa de muitas curas, etc e tal, mas cabe aqui uma reflexão muito importante e pouco difundida: Qual a preocupação dos nossos jovens nas redes sociais? Que valor nossos jovens estão agregando ou difundindo nas redes sociais?
Aqui entra a questão do voluntariado.
Não seria hora de usarmos as redes sociais para difundir assuntos que nos levem a ajudar outras pessoas? Mais que moda, diversão ou modernidade, isso é cidadania.
O voluntário não se preocupa com seguidores ou fãs, ele se preocupa com vidas!
Obviamente que existem muitas pessoas e instituições fazendo um excelente uso dessas ferramentas e lutando pelo planeta, pelos animais, contra a fome, dentre outras coisas mais, mas ainda é insuficiente.
Para se ter uma idéia do potencial das redes sociais ligada ao voluntariado, o momento em que o voluntariado mais cresceu nos Estados Unidos, foi quando o presidente Barack Obama, logo após as eleições, convocou os jovens pelas redes sociais a assumirem um compromisso social com o país. Em apenas um ano, o número de americanos engajados em serviços comunitários ultrapassou os 1,6 milhões de voluntários.
Existem pessoas que marcam manifestações pela internet e até brigas são marcadas pela internet, então pergunto a razão de não marcarmos alguma ação social. Acredito que seria um sucesso!!!
Imagine só, pessoas que nunca se viram, de localidades diferentes, religiões diferentes, gostos diferentes e até mesmo visões diferentes se juntando em uma ação para ajudar ao próximo ou alguma causa.
Que seja limpeza de um parque, doação de sangue em um hospital, doação de alimentos, brinquedos, brincadeiras com crianças carentes...
Que demonstração de civilidade e cidadania! Que bom e frutífero uso das redes sociais...
Pense nisso, mas não fique só pensando, aja! Mude o mundo mudando primeiro você.
“Minha ação é apenas uma gota no oceano, mas sem mim, o oceano seria menor!”
(Madre Tereza de Calcutá)
Compartilhe este artigo com link encurtado: http://bit.ly/w8t73i
Nenhum comentário:
Postar um comentário